quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais uma foto da gaiola


Oi voltei, neste tempo que fiquei sem escrever, posso dizer que algumas coisas evoluíram. Estou aguardando a chegada de uma aparelho denominado Physio Stim para colocá-lo diariamente em meu cotovelo, sobre a fratura. Segundo consta, ele emitirá estímulos eletromagnéticos que ajudarão o osso a se reconstruir. Posso adiantar que ele custa muito caro, mas nesta altura do campeonato, todo o sacrifício (mais um!) será feito. Serão seis meses de uso diário de três horas. Oxalá eu consiga obter benefícios nesta etapa do tratamento que permitam que eu não sofra mais aborrecimentos e sofrimentos fisicos como uma nova cirurgia para colocação de enxerto ósseo, por exemplo. Também está quase tudo certo para que eu volte a trabalhar e retomar a vida profissional que está parada a quase um ano.
Para ilustrar, segue uma foto recente que tirei no meu celular do braço com o Ilizarov.
Abraços e até breve.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ilizalove - All you need is love and Ilizarov

Caros amigos do mundo virtual,
Ando de saco cheio da minha situação, é uma sensação de tudo posso e nada posso.
Essa sensação tem nome e é angústia.
Estou assim desde que meu médico me mandou rezar para que eu possa escapar que situações mais tortuosas em meu tratamento. Cara, se o médico te manda rezar...é porque a coisa tá preta!!!
Sabendo quem eu sou, não vou morrer sem pelejar antes, por isso não vou ficar esperando sentado, vou tentar fazer acontecer algo. Estou analisando e possivelmente entrarei num tratamento alternativo: 1) com o uso de ultrasom em baixa intensidade para ajudar a consolidação óssea ou 2) com o uso de pulsos eletromagnéticos para ajudar a consolidação geral do cotovelo. Estes aparelhos são importados e estou em contato com os representantes no Brasil, em breve teremos novidades.
Minhas sessões de câmara hiperbárica estão no fim. No próximo dia 15 de junho, completarei a 40a. sessão e FIM! Espero que a staphylococcus aureus tenho ido para a casa do chapéu!
Também tô cheio da minha fixação externa, da minha fisioterapia. Por isso eu canto: All you need is love and Ilizarov.
Que Deus ilimune minha cabeça e meu cotovelo.
Fui!

domingo, 6 de junho de 2010

100 comentários

Oi pessoal virtual, hoje completo cem dias com o Ilizarov no cotovelo.
Muitas coisas podem acontecer em cem dias... eu aguentei firme a gaiola no cotovelo.
Me lembro que há muito tempo cheguei a ler um livro cujo título era "Cem Dias Entre Céu e Mar", tratava-se de uma narrativa do velejador brasileiro Amyr Klink sobre sua viagem atravessando o Atlântico do Brasil até a Namíbia dentro de um veleiro. Sei lá por que escreví isso, me lembrei e deu vontade de ilustrar que MUITA COISA pode acontecer em cem dias, incluso ir de veleiro até a Namíbia e voltar. A Namíbia está próxima a Africa do Sul - que segundo um apresentador de TV - é LOGO ALÍ!!!
Um assunto puxa o outro e falando em África, na próxima sexta-feira começará a COPA do MUNDO de futebol. Possivelmente não irei assistí-la na íntegra pois tenho grande possibilidade de retornar ao trabalho, o que vai ser BOM. Também acho que será melhor trabalhar do que assistir o incrível jogo Coréia do Sul x Grécia.
No mais a vida vai indo, antibióticos, fisioterapia, câmara hiperbárica, dor no braço, remédio para dor, médico, raio x, dente, aparelho no dente, INSS, bactéria, tudo isso enfiado goela abaixo há quase um ano. É igual mastigar e engolir um BomBril por dia. Ao menos que nos próximos cem dias dê Brasil na Copa e que o Amyr Klink vá para a Namíbia novamente. E eu? Eu estarei aqui com a gaiola no braço...
FUI!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Notícias da semana.

Boa noite, hoje é meu 97º dia com a gaiola. Vou me acostumar a colocar os dias de gaiola no blog para ter uma referência histórica da coisa. Estou a caminho do centésimo dia e quem diria: um quarto de tempo de minha pseudo-sentença médica foi cumprido! Infelizmente medicina não é uma ciência exata para afirmar que ficarei justos 365 dias com a gaiola, mas é um período aproximado.
Vamos separar as notícias em dois grupos, um grupo com as notícias positivas e um grupo com as notícias céticas.
Primeiro as positivas: a) nesta semana estive no médico e uma “sombra” de osso está aparecendo no meu raio x, ou seja, tem uma camada de osso crescendo no úmero fraturado. Isto está dentro do esperado. Meu ortopedista cogitou a possibilidade de tirar a fixação externa que está em meu antebraço, para isto, depende do crescimento de alguns “calos” ósseos na região. b) estou entrando nas últimas dez sessões de câmara hiperbárica e segundo o médico hiperbarista, meu cotovelo evoluiu muito bem, pois não existe mais ferida, a textura da pele e da carne é boa e a temperatura está normal. Por isso, encerrarei este tratamento completando as 40 sessões previstas. c) A infecção está aparentemente controlada. d) tenho mexido bem o cotovelo na fisioterapia, apesar de tamanha dor.
Minha face está bem recuperada, às vezes nem me dou conta que literalmente quebrei a cara. Dentro de um mês deverei repetir uns exames para checar se tudo está bem e ganhar alta médica. Minha mastigação está ficando jóia com o uso do aparelho ortodôntico.
Notícias céticas: o tratamento ainda é logo e minhas consultas médicas não são empolgantes. Não tenho nenhuma garantia e não sei onde meu cotovelo vai chegar. Isto inclui que ainda posso passar por enxerto ósseo e um maior tempo usando o fixador externo. Meu médico me lembra a todo o momento que meu caso é grave.
Infelizmente ainda não tenho uma grande evolução, nem previsão para qualquer coisa! Tenho que continuar preparado e lutando para não acontecer coisa pior do que já me ocorreu. Putz! Que sentimento ingrato.
Flavio