domingo, 25 de abril de 2010

Fotos da Câmara Hiperbárica.



A Câmara Hiperbárica consiste em utilizar pressão e oxigênio, é uma opção para tratar tecidos em cicatrização e combater bactérias.
Ela é claustrofóbica e a pressão exercida me deixa meio surdo.
Fico "preso" nela por duas horas todos os dias.
Se for pra ficar bom, valerá a pena o sacrifício.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Sempre um pouco mais.

Caros leitores virtuais.
Confesso que estou um pouco cansado da rotina de consultas médicas, radiografias, câmara hiperbárica, viagem, incertezas, mas é sempre importante realçar que devemos ter sempre um pouco mais de paciência.
Desde meu acidente, não nego que pensei em dar fim a esta situação por várias vezes. É muito mais fácil ter coragem para cometer o suicídio do que ter a coragem, a tenacidade de enfrentar a dor diária e o tortuoso tratamento que é cheio de incertezas e surpresas.
Hoje iniciei a fazer fisioterapia em Jundiaí com um fisioterapeuta que possui experiência em reabilitar pacientes que utilizam o Ilizarov. Não sei se vcs perceberam mas já não tenho tanta empolgação, acho que cada vez que me cai a ficha de que não há fórmula mágica para minha reabilitação, eu fico assim.
Todos os dias tenho pedido perdão pelas minhas imperfeições, me encho de coragem e vamos lá encarar toda essa barra pesada, pois assim escolhi, uma escolha de muita coragem e dignidade.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Novidades dos últimos dias.

Caros amigos, fiquei sem escrever por alguns dias, tô sabendo.
Na verdade muitas coisas aconteceram nos últimos dias, nem deu tempo de me dedicar ao blog e outras coisas.
Vamos lá, minha carteira de motorista (linda!) está renovada, já posso pilotar novamente.
Iniciei as sessões de câmara hiperbárica em Campinas. Confesso que estava com medo do que viria pela frente, mas posso dizer que a coisa é um pouco melhor do que imaginei. Trata-se de entrar num grande cilindro com mais umas seis ou sete pessoas onde cada um se acomoda numa cadeira, veste-se uma máscara de oxigênio que cobre a boca e nariz. Você fica trancado dentro da câmara por duas horas aproximadamente respirando o oxigênio puro que sai da máscara, a câmara por sua vez, exerce uma pressão de aproximadamente dez metros abaixo do nível do mar. É incômodo pra caramba respirar com a máscara, dá a sensação de "tapamento" dos ouvidos (igual quando descemos a Serra do Mar), mas como escrevi é menos pior do que imaginei, ao menos estamos em mais pessoas dentro da câmara. Terei que passar por umas trinta sessões desse trem aí!
Estive visitando meu ortopedista e tudo está caminhando bem com minha recuperação. Vou iniciar fisioterapia com um fisioterapeuta que possui experiência com a gaiola.
Hoje é feriado no mundo dos homens e tive um dia próximo de um ser normal. Fiz minha sessão de câmara hiperbárica já cedinho e fui ao shopping onde lá almocei com minha esposa, tivemos direito a um cineminha após o almoço. Quer mais? Sim me arranquem o Ilizarov do cotovelo quanto antes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quero sarar e voltar ao normal!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A última do dia, encomendamos umas camisas tipo asa de morcegão para vestir o russo mala sem alça! Logo voltarei ao trabalho.
Fui!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Foto do Ilizarov VI


As feridas estão melhores, mas a foto ainda é desaconselhada para pessoas sensíveis.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Perguntas sobre o Ilizarov e respostas tipo "Tolerância Zero"

Bom dia caros leitores virtuais. Sempre escrevo achando que terei um leitor facultativo ou que realmente exista.
Durante estes dias em que uso o Ilizarov, tenho notado que algumas perguntas se repetem quando saio na rua. Algumas perguntas realmente despertam o “Seu Sairaiva” adormecido em mim.
Algumas perguntas são muito pertinentes e acho legal que as pessoas se solidarizem ao meu caso, porém, algumas perguntas são sensacionais! Ontem, estive na farmácia e o rapaz que me atendeu soltou a seguinte pérola direcionada ao meu Ilizarov: “Foi na cirurgia que o colocaram?” – respondi que sim na maior naturalidade, mas, dentro de mim o “Seu Saraiva” falava: “Não, não foi na cirurgia, eu estava caminhando pela cidade quando um satélite desordenado saiu da órbita da Terra e caiu sobre mim. Eu coloquei o braço na frente dele para me proteger, daí, parte do satélite ficou grudado em meu cotovelo e desde então eu ando com esses ferros grudados no braço! Tolerância Zero, realiza Carolina (bordão do Saraiva).
Por isto, vamos criar as perguntas TOP 10 do Ilizarov e as respostas estilo “Seu Saraiva”:
1. Como você faz para dormir com isto? (Esta é a the Best I). R: Primeiro fecho os olhos, depois durmo.
2. Você tira isto de vez em quando? R: Sim, desmonto o Ilizarov todo o dia pra tomar banho, só dá um pouco de trabalho para montá-lo novamente e passar os fios dentro do osso, mas já estou pegando prática!
3. Durante o banho você o lava? R: Não posso lavá-lo para não enferrujar e pode ser que ele encolha e não caiba mais em mim!
4. Foi acidente de moto? (Esta é a the Best II). R: Não, foi um coice de mula!
5. Você tem que rasgar a camiseta para vesti-la? R: Não, é que tem muita traça em meu guarda-roupa e minhas camisetas estão todas assim! (essa dói no cérebro).
6. Isso dói? (referindo-se ao Ilizarov). R: Não dói não, é muito prazeroso usá-lo, incluso estou pensando em colocar um no pescoço!
7. Isso passa por dentro de você? R: Não passa não, trata-se de ilusão de ótica!
8. O que você vai fazer depois que tirá-lo? R: Olha, penso em colocar outro no outro braço pra não ficar sem!
9. Ah! Isso não é nada não! Logo você vai ver que passa! (Não é uma pergunta, mas é a the Best III). R: Então já que não é nada, vamos colocar um em você!
10. O que fazem estes parafusos aparentes? R: Quando eu giro-os me transformo no Wolwerine!
Não é questão de perguntar, é tolerância zero mesmo! Seu Saraiva, o senhor por aqui?
Argh! FUI!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Boas Novas!

Olá blogueiros de plantão. Faz alguns dias que não escrevo no blog, né? Antes de tudo, quero agradecer os 758 acessos ao blog (http://fgemi.facilblog.com), apurados no mês de março (tá certo que metade dos acessos foram meus, ah ah).
Vou aproveitar para atualizar a situação. Depois de um bom tempo tenho a percepção que as coisas estão voltando a acontecer de forma positiva em minha recuperação. Tenho conseguido fazer alguns trabalhos domésticos, tipo: varrer a casa e lavar a louça sem sentir um grande incômodo por parte do Ilizarov. Consegui até pregar um arremate do guarda-roupa que havia caído há algum tempo. Tá certo que o serviço ficou meio made in China, mas a madeira do arremate não estava lá àquelas coisas, o importante foi conseguir fazer.
Voltei às aulas do MBA e incluso terei prova nesta próxima sexta-feira (tenho que estudar, argh!), também consegui agendar a reposição das aulas que perdi. Do mesmo modo, conclui o nível intermediário de espanhol. Tudo com o Ilizarov à tira colo.
Quanto ao meu cotovelo, o tratamento evolui dentro de uma normalidade e as feridas estão cada vez mais cicatrizadas. Daqui quinze dias voltarei ao médico para fazer um novo raio x para ver como está a cicatrização do osso. Ainda continuo fazendo meus curativos duas vezes por dia.
O médico indicou fazer seções de “câmara hiperbárica” para ajudar na recuperação. Para quem não conhece este tratamento, trata-se de te colocar dentro de uma cápsula (pra não falar num caixão de defunto) onde você passar a respirar oxigênio 100% puro durante uma hora. Ainda não a vi ao vivo, mas pelo que pesquisei, deve ser horrível e totalmente claustrofóbico. As más línguas dizem que após algumas seções, você recebe um diploma para ser astronauta da NASA, pois se você suportá-la conseguirá viver no vácuo acompanhado somente por uma máscara de oxigênio. Deixa acontecer, depois conto como é a experiência.
Há uma semana iniciei a fisioterapia, digamos que fisioterapia com uma gaiola no braço é um ato de bravura, o mais impressionante é que o médico disse para eu esticar o braço! Ainda estou longe desta façanha, até agora não consegui convencer o Ilizarov a me conceder admirável proeza. Deve ser porque o Ilizarov é russo e não entende português, mas acho que vamos chegar lá! Já estou obtendo bons resultados, pois já estou conseguindo tocar meu rosto e cabeça com a mão esquerda.
Pra terminar, estou renovando minha CNH graças à imensurável ajuda de meus tios.
Enfim a vida está voltando a caminhar pra frente! E é prá lá que eu vou!
Arriba!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Foto do Ilizarov V


A ferida está cicatrizando, porém, a foto continua não recomendada para pessoas sensíveis.